A cidade de Marília teve 40 indicadores de sustentabilidade da norma ISO 37120 avaliados e conquistou o 45º lugar entre as cidades da região Sudeste. O resultado foi obtido dentre as 319 cidades do Brasil que possuem mais de 100 mil habitantes (IBGE, 2022), onde as cinco primeiras de cada região foram premiadas, totalizando 25 cidades.
Segundo a própria Bright Cities, “Uma Cidade Sustentável é aquela que busca equilibrar seu crescimento econômico com as necessidades de seus cidadãos, adotando práticas que promovem o uso eficiente dos recursos, sejam eles financeiros, ambientais ou humanos, sem comprometer as gerações futuras”.
O Ranking de Cidades Sustentáveis da Bright Cities é o primeiro a utilizar exclusivamente os indicadores da norma ISO como referência de comparação entre as cidades, considerando a performance das cidades em 40 indicadores de sustentabilidade da norma ISSO 37120. Este padrão internacional proporciona uma base sólida para avaliar o progresso e identificar áreas de melhoria em questões cruciais como qualidade de vida, desenvolvimento econômico, meio ambiente e governança.
Para atingir esse objetivo, são necessários sistemas de avaliação e monitoramento, que auxiliam no direcionamento de políticas públicas e investimentos. A norma ISO 37120 oferece uma estrutura padronizada e reconhecida internacionalmente que pode ser adotada pelas cidades que estão no caminho da sustentabilidade.
O Ranking de Cidades Sustentáveis da Bright Cities teve sua primeira edição em 2023, se consolidando como o primeiro a utilizar exclusivamente os indicadores da norma ISSO como referência de comparação entre as cidades, considerando sua performance em 40 indicadores.
Na região Sudeste, Barueri também se manteve em 1º lugar, ficando à frente de São Caetano do Sul, Araras, Bragança Paulista e Atibaia – ranking que se repete no quadro nacional.