O programa Melhor Horário da Saúde em Marília, lançado em janeiro de 2023, está concluindo seu segundo ano de instalação e ainda não cumpriu com a meta de abrir quatro unidades de atendimento na cidade, uma em cada região. Apenas uma unidade da Zona Sul oferece o horário estendido até 22h. Há três meses do fim do governo, prefeitura não instalou ainda as unidades da Zona Leste, Oeste e Norte de Marília.
O programa, que foi um sucesso de público e de aprovação, inclusive com elogio do governo do Estado, chegou a atender 19.437 pacientes que precisaram do atendimento noturno no ano de 2023.
A inovação idealizada ainda em 2022 pelo médico Dr. Sérgio Antônio Nechar, quando era então secretário municipal da Saúde, não concluiu o previsto e anunciado. O prefeito Daniel Alonso chegou a anunciar inclusive os locais das três outras unidades que nunca foram instaladas.
“O programa ‘Melhor Horário para o Trabalhador’ será expandido em breve para outras três unidades, abrangendo assim as quatro regiões de Marília, são elas: UBS Chico Mendes (rua Amador Bueno, nº 1.085), UBS Santa Antonieta (Rua Berta de Camargo Vieira, nº 595) e UBS São Judas Tadeu (Rua Ribeirão Preto, nº 510).”, dizia o anúncio da prefeitura na época do lançamento, em janeiro de 2023.
Na ocasião do lançamento, o anúncio era de que havia uma demanda reprimida de atendimento ao trabalhador nas unidades de saúde, que muitas vezes era absorvida de forma irregular pelas duas emergências que funcionam 24 horas em Marília.
A primeira unidade do programa Melhor Horário foi instalada nas dependências da UBS Nova Marília, na avenida Mem de Sá, nº 360, na zona Sul.
O êxito desta iniciativa chegou a resultar no atendimento direto de 19.437 pessoas ao longo de 2023, vindo de todas as partes da cidade, para receber atenção primária no período noturno. Foram registrados pacientes do Planalto, Costa e Silva, CDHU/São Bento, Vila Hípica, Maracá e Vida Nova Maracá, Chico Mendes, além dos usuários da própria área da UBS Nova Marília.