Sexta-feira, Novembro 15, 2024

Cidade

Visitantes no Cemitério da Saudade devem chegar a 15 mil neste feriado de Finados

Compartilhe:

Homenagens incluem agradecimentos por graças alcançadas em túmulos

A homenagem aos parentes falecidos no Dia de Finados, neste sábado, dia 2 de novembro, deve reunir até 15 mil visitantes ao longo de todo o fim de semana prolongado. No feriado, o Cemitério da Saudade estará aberto das 7h às 18h, com plantão de localização de túmulos e comércio de flores, velas e incensos para as celebrações religiosas dos visitantes.

O Cemitério da Saudade criado em 1929 já abriga mais de 27 mil sepulturas e túmulos com cerca de 100 mil pessoas sepultadas, com uma média de quatro enterros por dia, oferecendo ainda uma capela e um cruzeiro.

A administração do local oferece ainda sistema informatizado de localização dos sepultados, sendo que as buscas são realizadas pelo nome do falecido, pela data de falecimento, pelo nome do pai ou da mãe e ainda por sobrenome.

MILAGRES

O Cemitério da Saudade possui uma curiosidade histórica e religiosa de receber não só a visita de parentes e familiares mas também de devotos e religiosos que buscam na esperança de intervenções pela fé a devoção de espíritos que marcaram a história do município.

Com isso, três túmulos são muito visitados o ano todo e inclusive no Dia de Finados, mas para pedidos de intervenção, de graça ou de milagres. O mais visitado é o túmulo de Guaracy Marques Pinto, o “Pé de Veludo”, um jovem infrator morto em confronto com a polícia que era amado por sua comunidade, por roubar dos ricos e ajudar os pobres. Em seu mausoléu, consta mais de 40 placas agradecendo a “graça” concedida.

Os dois outros túmulos mais visitados do cemitério, para pedidos de intervenção, é o da menina Iracema, vítima de violência e morta aos 9 anos de idade, e o de um famoso pianista, Antônio Carlos, chamado de Menino do Piano, que faleceu muito jovem, vítima de câncer. Ambos tem dezenas de agradecimentos por graças alcançadas.


Compartilhe:
Verified by MonsterInsights