A janela partidária, que chegou ao fim na sexta-feira (5), resultou em seis mudanças significativas na composição da Câmara de Marília. Durante o período, que teve início em 7 de março, os vereadores puderam trocar de partido sem o risco de perderem seus mandatos por infidelidade partidária.
Das seis trocas, três foram para partidos que devem apoiar a candidatura do ex-prefeito Vinicius Camarinha (PSDB): Danilo da Saúde (do PSB para o PSDB), Marcos Custódio (do Podemos para o PSDB) e Nardi (do Podemos para o Cidadania). Outra troca foi para um partido que deve apoiar o sucessor do Prefeito Daniel Alonso (PL): Evandro Galete (do PSDB para o PSB).
Além disso, duas mudanças importantes foram registradas: Eduardo Nascimento (do PSDB para o Republicanos) e Junior Moraes (do PL para o PP). Este último, inclusive, transferiu seu domicílio eleitoral para a cidade vizinha de Alvinlândia, onde pretende disputar a prefeitura.
Maior Bancada
Em relação à composição atual, a maior bancada da Câmara é agora a do PP, composta por Rogerinho, Elio Ajeka e Junior Moraes. A federação PSDB/Cidadania conta com três cadeiras, ocupadas por Danilo da Saúde e Custódio pelo PSDB, e Luiz Nardi pelo Cidadania. O Republicanos, que anteriormente tinha apenas uma cadeira, agora terá duas, ocupadas por Vânia Ramos e Eduardo Nascimento. O PSB mantém duas cadeiras com Evandro Galete e Nechar. Por fim, o PL, partido do atual prefeito, perdeu uma cadeira, restando na legenda apenas a vereadora Daniela. Já dois partidos não tiveram mudanças durante o período da janela partidária. O PSD mantém seu representante na figura do vereador Marcos Rezende, enquanto o União Brasil permanece com o vereador Junior Féfin, o que sugere uma estabilidade na representação dessas legendas na Câmara de Marília.