Sexta-feira, Novembro 01, 2024

Cidade

Censo 2022: veja distritos de Marília com mais e menos moradores

Compartilhe:

Ocupação urbana acelerada atinge quatro dos sete distritos territoriais do município

O município de Marília consolida seu perfil de centro regional, de polo agregador e de atração, como epicentro de uma região de 62 municípios do entorno e 11 cidades circunvizinhas, ganhando cada vez mais identidade cosmopolita e desenvolvimentista.

O Censo 2022do IBGE veio comprovar esta força e potencial de crescimento ao apresentar o salto de crescimento e o comportamento acelerado de expansão urbana e de desenvolvimento

econômico do município.

Em 10 anos a cidade aumentou 10% de sua população e expandiu 28% o número de seus domicílios. Com uma média de 2,64 moradores por domicílio, mostra também que a expansão territorial da área urbana (local de edificação de residências, comércio, serviço e indústria) também cresceu de forma inédita.

Se até os 85 anos de idade o município crescia apenas em um de seus distritos, o de Marília (ou central), mantendo um perfil quase rural, dos outros seis distritos, o desenvolvimento social e econômico da cidade fez alterar esse comportamento.

O distrito de Nóbrega cresceu tanto que já se misturou com o distrito de Marília. O distrito de Lácio, que já estava interligado, mas se mantinha como um bairro dormitório, hoje possui sua própria economia local, de eventos e gastronomia, e vem atraindo também investimentos industriais.

O terceiro distrito que até então mantinha uma população quase intocável, o de Avencas, está para experimentar um salto populacional semelhante ao de Nóbrega. O bairro Jardim Flamingo, vinculado à Marília, e os loteamentos ao longo da estrada municipal, apontam o rumo desse desenvolvimento.

Amadeu Amaral é o mais distante e menos povoado ainda, com 295 domicílios, uma média de 2,63 moradores por domicílio, com cerca de 294 moradores fixos. Avencas mantém por enquanto 499 domicílios, 2,73 de média de moradores e 1.002 moradores.

Já Dirceu, que tem uma serra que o separa de Marília, mantém 1.592 domicílios, 2,92 de média de moradores e 2.389 moradores.

Em Lácio já são 3.850 domicílios, com 2,89 de média de moradores e 9.052 moradores. Já Padre Nóbrega está registrando 9.222 domicílios, 2,82 de média de moradores e 22.562 moradores. Rosália tem 716 domicílios; 2,50 de média de moradores e 1.176 – moradores. Marília tem 91.780 domicílios.


Compartilhe:
Verified by MonsterInsights