Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Cidade

Prefeitura identifica 11.480 terrenos abandonados com mato e lixo no primeiro semestre em Marília

Compartilhe:

Nem a criação de três Ecopontos para destinação adequada de entulhos faz população abandonar hábito de despejar o próprio lixo no terreno do vizinho

O hábito de se transformar terrenos abandonados pelos donos como depósito de lixo da vizinhança é antigo em Marília. Nem a multa de R$ 820 inibe a prática. Recentemente, vídeo viralizou nas redes sociais ao flagrar marilienses despejando lixo doméstico em terreno da Prefeitura. O mato alto do abandono do terreno somado ao lixo despejado pelos vizinhos fez com que 11.480 lotes sem uso na área urbana fossem notificados no primeiro semestre de 2024. A prática de jogar entulho e até lixo doméstico em terrenos, no entanto, coloca em risco de morte a própria população.

É que estes resíduos abrigam água parada, promovendo a proliferação do mosquito transmissor da dengue. A doença já matou 14 marilienses e infectou 9.942 outros, que já se recuperaram.

Na última semana não houve novos registros de casos de dengue. Na anterior, apenas 14 registros na cidade toda. Entretanto, com tantos terrenos abandonados e transformados em lixões da vizinhança o risco de uma retomada da epidemia é iminente.

A Prefeitura de Marília chegou a criar três Ecopontos operando das 8h às 17h, localizados nas zonas sul, norte e oeste da cidade, para tentar frear o hábito do mariliense em não pagar o transporte de entulhos (os caçambeiros). O lixo doméstico é transportado pela Prefeitura e pago pelo IPTU, já o lixo de entulhos, restos de árvores e bens móveis deve ser feito por transporte privado, pelo serviço de caçambas.

O ecoponto é uma opção para quem não quer levar até o lixão em Avencas e nem quer ser um infrator e despejar no terreno do vizinho, que já mantém seu lote urbano abandonado. Dos 11.480 lotes abandonados com lixo e mato que foram notificados esse ano para se efetuar a limpeza em 10 dias, 588 deles sequer se pronunciou, preferindo pagar a multa.

O valor da multa para quem deixa seu terreno abandonado, com mato alto e lixo dos vizinhos, varia de acordo com o tamanho. Um terreno de 250 metros quadrados o valor gira em torno de R$ 680.

O secretário municipal de Limpeza Pública e Serviços, Fernando Oliveira Paes, ressalta que despejar lixo em terreno é crime ambiental, sujeito a multas, e abandonar o terreno com mato e lixo é infração, punível com notificação para limpeza e depois multa por descumprimento. “Pedimos à população que denuncie essas práticas para ajudar a manter a cidade limpa e livre de doenças”, disse.

As denúncias de terrenos abandonados com mato e lixo e de despejo de lixo em terrenos podem ser feitas na Ouvidoria pelo 0800 776 6111 ou na Secretaria Municipal de Limpeza Pública e Serviços pelos telefones (14) 3408-6700 e (14) 3402-6094 (ramal6094).


Compartilhe:
Verified by MonsterInsights