Seis candidatos disputam o cargo de prefeito. Eleição para a Câmara Municipal tem 305 candidatos para 17 vagas
Enfim chegaram as eleições municipais de 2024. Os eleitores de Marília se preparam para um momento decisivo neste domingo (6), quando irão às urnas para escolher o novo prefeito e os vereadores. Quatro homens e duas mulheres se candidataram ao cargo de prefeito municipal de Marília. A votação acorre das 8h às 17h de domingo (6), em 612 seções eleitorais espalhadas por 77 locais.
Candidatos
Seis candidatos disputam a preferência do eleitorado mariliense: o deputado estadual Vinicius Camarinha (PSDB), da coligação “Marília que cuida” (PP/MDB/Pode/PSD/Federação PSDB/Cidadania/Avante/Solidariedade); o empresário Garcia da Hadassa (Novo), que lidera a coligação “Juntos pelo renascimento de Marília” (Novo/Republicanos/União); o advogado Ricardinho Mustafá (PL), da coligação “Marília é Deus, pátria, família, amor e liberdade” (PL/DC/Mobiliza/PRD/PSB); o empresário João Pinheiro (PRTB), da coligação “Renova Marília” (PDT/PRTB); Nayara Mazini (Psol), que representa a coligação “Marília de todas as lutas” da Federação Psol/Rede e da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV); e Lilian Miranda (PCO). No total, são 2.444 mesários disponíveis para trabalhar no domingo.
Vices
As chapas de candidatos a vice-prefeito trazem figuras conhecidas da política local. Vinicius Camarinha tem como vice o vereador mais votado, Rogerinho do PP. Garcia da Hadassa conta com o apoio do atual presidente da Câmara o vereador Eduardo Nascimento, do Republicanos. Ricardinho Mustafá está acompanhado por Juliano da Campestre, do PRD, enquanto Nayara Mazini (Psol) tem o jornalista Henrique Neves, do PT, como vice. João Pinheiro (PRTB) formou uma parceria com Rafa Amadeu, do PDT, e o PCO lançou uma chapa-pura, com Lilian Miranda à frente e Alexandre Medina como vice.
Legislativo
Marília registrou 305 candidatos a vereador, o perfil majoritário é masculino, com 201 homens (65,90%) contra 104 mulheres (34,10%). Além disso, a maioria dos candidatos é casado (190), superando com folga os 78 solteiros.
A faixa etária predominante entre os candidatos está entre 45 e 49 anos, sendo que apenas quatro concorrentes têm entre 21 e 24 anos. No que diz respeito à raça, mesmo com a população brasileira composta majoritariamente por pardos e negros (55,5% segundo o Censo 2022 do IBGE), os brancos dominam as candidaturas em Marília, representando 66,25% (210 candidatos).
No quesito escolaridade, 44,48% dos candidatos têm Ensino Superior completo (141 candidatos), seguidos por 34,38% com Ensino Médio completo (109 candidatos) e 6,62% com Ensino Fundamental completo (21 candidatos).