Quinta-feira, Maio 16, 2024

Polícia

Marília recebe nota 6 em pesquisa sobre exposição a crimes violentos

Compartilhe:

Índice de Exposição aos Crimes Violentos é uma pesquisa do Instituto Sou da Paz; cidades mais violentas recebem notas acima de 10 e as menos violentas próximo a zero

 

Divulgada na segunda-feira, dia 04, a nova edição do “Índice de Exposição aos Crimes Violentos” (IECV) 2021/2022, pesquisa do Instituto Sou da Paz, aponta que Marília é uma cidade de segurança mediana do estado de São Paulo, entre os municípios de 50 a 500 mil habitantes.

Nem é uma das mais violentas, mas está longe de ser uma das mais seguras. O município recebeu nota 6.

Os especialistas responsáveis pelo levantamento ponderam a média de três subíndices para chegar aos resultados: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga). São analisados, segundo esses critérios, todos os municípios do estado com ao menos 50 mil habitantes.

Quanto mais próximo a pontuação ficar próxima a 0, melhor o desempenho.

Lançado pela primeira vez pelo Instituto Sou da Paz em 2018, o IECV foi criado para facilitar uma avaliação que agregue várias dimensões da violência e da segurança pública no estado de São Paulo, analisando diferentes tendências criminais e permitindo uma comparação das estatísticas e do nível de exposição da população a esses crimes entre cidades

e distritos policiais ao longo do tempo.

De acordo com o instituto, essa edição traz o índice do litoral e foi ajustado para considerar as altas temporadas turísticas.

Segundo a instituição, ele não pode ser visto meramente como um ranking de municípios com um maior ou menor grau de exposição a crimes violentos. O indicador é uma ferramenta que permite uma visão mais ampla dos cenários municipais, permitindo um melhor embasamento para elaboração de políticas de segurança pública pelos gestores municipais.


Compartilhe:
Verified by MonsterInsights