Quinta-feira, Maio 16, 2024

Variedades

Portal “Ruas de Marília” é oportunidade única de resgate da história do município

Compartilhe:

O portal “Ruas de Marília” está completando 14 anos como a única iniciativa em vigor no município que busca promover o resgate e preservação da história e memória do município

O Portal “Ruas de Marília” é um projeto interativo e talvez o único a oferecer uma oportunidade de resgate da memória e da história de Marília pelos próprios marilienses. Criado em 2010, está completando 14 anos.

A criação deste portal surgiu da ideia do Dr. Jefferson Aparecido Dias, Procurador da República em Marília, com a colaboração de Marcos Hamada, servidor do MPF. Eles desenvolveram um projeto que busca formar, com o auxílio da internet, um repositório de dados dos logradouros da cidade objetivando resgatar sua memória histórica, mas produzido a partir da participação voluntária e gratuita da própria população.

A proposta foi construir um acervo de forma colaborativa, com a participação de toda a população mariliense. Além de agregar informações históricas dos logradouros, o portal promove a troca de informações entre os cidadãos, dando-lhes oportunidade de relatar as qualidades desses logradouros, histórias de personagens, fotos históricas, documentos e relatos que possam contribuir para a preservação da história e da memória de Marília.

A realização deste empreendimento começou com as parcerias com a Abase Telecom, que desenvolveu a primeira versão deste portal e a Comissão de Registros Históricos da Câmara de Marília que forneceu riquíssimo material histórico, essencial para dar impulso inicial ao trabalho de inclusão de históricos dos logradouros da cidade.

O projeto do portal foi elaborado pela Procuradoria da República em Marília, conforme documentação contida na Tutela Coletiva – Inquérito Civil Nº 1.34.007.000037/2010-14, instaurado através da Portaria Nº 04 de 24/02/2010 pela Procuradoria da República.

Com vistas à manutenção do projeto e atualização dos dados, por solicitação da Câmara Municipal de Marília, a mantenedora Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha, passou a ser a nova administradora/servidor do Portal Ruas de Marília. Foi desenvolvida uma nova versão pelos técnicos do Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM) e o Portal passou a ter a administração e manutenção de dados conjunta.

Aos cidadãos é possível enviar novas contribuições pelas ferramentas disponíveis no site, tanto de imagens como de documentos. O endereço do Portal Ruas de Marília é: https://www2.univem.edu.br/ ruasdemarilia/index.php

O portal ainda ensina sobre valor histórico e o direito à memória. “ Um bem cultural não precisa necessariamente oferecer um atrativo turístico, mas deve sempre merecer o cuidado por parte dos moradores da cidade. Os bens históricos estabelecem uma ligação tangível com o nosso passado. Eles ajudam a nos orientar acerca do nosso lugar no tempo. Podemos aprender sobre o passado e, com a preservação dos bens históricos, podemos continuar a nos beneficiar das realizações de nossos antepassados.”

O direito à memória é entendido como o direito de reflexionar sobre o passado, com o intuito de transformar e editar o presente e o futuro, assim como de evitar que certos eventos negativos voltem a ocorrer. “O presente nada mais é que reflexo daquilo que ocorreu em nosso passado e a forma como uma sociedade se dispõe em relação ao que já ocorreu é decisivo para indicar a forma como se posicionará no presente e no futuro.”


Compartilhe:
Verified by MonsterInsights