Quinta-feira, Maio 16, 2024

Cidade, Geral

Frota de elétricos em Marília é de 284 veículos; 21 são 100% elétricos

Compartilhe:

Um dos assuntos do momento são os veículos elétricos, tidos como futuro dos transportes e da mobilidade, sobretudo urbana. Com a chegada de novas montadoras ao país, a venda deste tipo de veículo vem crescendo consideravelmente, inclusive em Marília. De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), compilados pela NeoCharge, em janeiro deste ano, o total de veículos elétricos e híbridos no município chegou a 284.

Os veículos 100% elétricos ainda são minoria na cidade, mas o crescimento vem se acelerando. Já são 21 no município. A grande maioria em circulação são os chamados híbridos, por ser movido tanto a bateria elétrica como por combustível de combustão, com 197 veículos. Outra categoria que vem crescendo são os híbridos com plugin: já são 66 modelos em circulação.

A marca mais comprada na cidade é a Toyota, com 177 veículos, seguido da Volvo, com 34 veículos. A BYD, recente no mercado brasileiro, já está em terceiro lugar, com 20 veículos registrados em Marília. Em quarto lugar está a BMW, com 16 modelos circulando na cidade.

A Toyota lidera absoluta entre os híbridos, sendo o campeão de vendas o Corolla, com 69 unidades e o Cross, com 65 unidades. A RAV4 (22 unidades) e o Prios (21 unidades) completam o ranking.

Entre os híbridos com plugin, a Volvo lidera (31), seguido da BYD (10), BMW (9) e Porshe (6). Dos 21 veículos 100% elétricos da cidade, 10 são BYD e 7 são BMW. Tem ainda um GWM, um JAG, Porshe e Volvo.

Mas para este crescimento de frota, porém, há um empecilho: a autonomia deste tipo de carro. Enquanto os 184 mil veículos movidos a combustão tem cerca de 50 pontos de abastecimento de etanol, gasolina ou diesel, um site que divulga locais de recarga em todo o Brasil (https://eletropostos.vw.com.br/) aponta que em Marília existam apenas cinco locais públicos de recarga da bateria de veículos elétricos, no Marília Shopping, no Terra Solarium, na Javep, na MaxMotors e Hotel DMax.

O número de veículos elétricos e híbridos aumentou 787,5% no Brasil entre 2019 e 2023, de acordo a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). A alta nesse período de cinco anos foi de 32.798 para 291.089. Apesar do crescimento, o quantitativo representa apenas 0,2% da frota nacional, de pouco mais de 121 milhões de veículos, segundo dados do ano passado.

Apesar da tímida frota de veículos elétricos e híbridos, o aumento está atrelado à diversidade de modelos híbridos e à chegada de montadoras chinesas no mercado brasileiro. Em 2017, o mercado brasileiro contava com apenas um modelo de veículo. Atualmente, o número ultrapassa 50 opções.


Compartilhe:
Verified by MonsterInsights